Roteiro – 3 dias em Veneza

Dizem que Veneza é uma cidade para se perder, com tantos becos e ruelas essa não é uma tarefa difícil! Em cada beco uma história, uma cor, uma aventura nova! Veneza é cidade para viver devagar, sem pressa, observando os detalhes… Só dessa forma você vai descobrindo os cantinhos, praças, conhecendo restaurantes, botecos e lugares inusitados.

Para se achar depois de perdido, às vezes os mapas não são suficientes, instale um GPS no celular. a melhor forma de se “achar” novamente é guiando-se por ele.

O ideal é ir de avião para Veneza, ao menos que você esteja em Milão, Florença ou roma, venha de trem, se não a melhor opção é chegar “voando”. Se for visitar outras cidades Italianas, recomenda-se iniciar ou terminar sua viagem em Veneza.

Localizada na região do Vêneto, Veneza é sem dúvidas a cidade mais inusitada e diferente do ocidente. Banhada pelo noroeste do mar Adriático, é classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Com suas 430 pontes, 170 canais, 118 ilhas a cidade única e imponente merece ser visitada e explorada.

Por do sol em Veneza Veneza 5 Veneza 9 Veneza 10

Hotel em Veneza – Muitos que vão para Veneza se hospedam em Mestre (continente), que fica perto – 10 minutos – de Veneza Santa Lucia (a Veneza que conhecemos), lá existem hotéis mais confortáveis com preços mais econômicos. Porém a experiência de ficar em Veneza em um daqueles prédios construídos a séculos, em vielas inóspitas na visão de alguns não tem preço.

Hotel Cipriani - Veneza Veneza 3

Meios de transporte – Em Veneza, assim como a maioria das cidades na Europa se anda muito a pé. Para se locomover para lugares mais distantes existem vários tipos de transportes fluviais. O mais em conta é o vaporeto, que apesar de caro para os padrões de transporte coletivo, vale a pena. Comprando um passe de 72 horas,  que custa uma média de 35 a 40 euros você economiza e cada passeio pode ser um mini city tour. Procure sentar na janela ou no convés e aproveite a vista. O ideal para três dias em Veneza é comprar um passe de 24 ou 48 horas e fazer o restante a pé. Com o passe do Vaporeto você pode ficar um pouco acomodado e só querer andar nele.

vaporetto

Há também a opção dos táxis aquáticos que são bem mais caros, porém se quiser privacidade e estiver com grana sobrando é uma saída. As gondolas ficam para um passei turístico e romântico, mas são caras e lentas para serem usadas como meio de transporte.

Veneza 14

Onde comer? No site abaixo, encontramos dicas de onde comer na cidade, dando detalhes de vários restaurantes.

http://www.minube.com.br/restaurantes/italia/veneto/veneza

O que fazer?

Dia 01 – Passeio de Vaporeto pelas principais ilhas de Veneza; Conhecer a Rialto, a ponte mais famosa de Veneza; Visitar o mercado de Rialo (funciona das 09:00 às 12:00); Ir a Piazza San Marcos; Conhecer a Basílica de San Marcos;

Veneza 11 Veneza 2 Veneza 8 Veneza 12

Dia 02 –  Conhecer Burano, com suas casinhas coloridas, restaurantes charmosos e pessoas hospitaleiras, a ilhazinha é um passeio imperdível para quem quer sair um pouco do roteiro tradicional; Conhecer o Museu Correr;

[Atualizando] Nesse blog tem um post muito legal sobre Burano:

http://vinnie3332.wordpress.com/2014/10/09/burano-na-italia-a-ilhazinha-dos-sonhos-burano-island-meet-gorgeous-italy/

Burano 2 Burano

Dia 03 –  Ir ao Palazzo Ducale, fazendo a travessia da ponte dos suspiros; Visitar a Galeria dell’accademia, considerada uma das pinacotecas mais importantes do mundo; Passeio de Gôndola; Visitar a Peggy Guggenheim Collection.

PVeneza 6 Veneza 7 Veneza 13

Veneza é uma cidade para ser aproveitada o quanto antes. Com o aquecimento global aumentando o nível dos oceanos, a cidade está entre os patrimônios mundiais ameaçados a desaparecer em breve. Esperamos otimistas que as previsões não sejam certas e que possamos aproveitar desse paraíso por muitos e muitos anos!

Para servir de inspiração, três filmes rodados em Veneza: Casino Royale, S.O.S mulheres ao mar e O turista.

*** Fiz o post escutando:

12 comentários sobre “Roteiro – 3 dias em Veneza

  1. Tati, tudo bem? Chegarei em Veneza dia 11/06. Estou mt ansiosa. Quero mt passear de gôndola, vou ficar somente dois dias. Qual o roteiro que vc me aconselha? E o clima nessa época? Como costuma está? Que tipo de roupa me aconselha. Dia 14 tô partindo para Florença. Por favor me dê umas dicas legais. Obrigada e um grande beijo.

    Curtir

    • Margareth, que bom que gostou do nosso blog! No post acima tem dicas de passeios em Veneza para 03 dias, acredito que o roteiro vá muito de prioridade de cada um, se eu passasse apenas 02 dias na cidade, dispensaria a visita a cidade de Burano e me dedicava apenas a Veneza, que tem infinitas atrações. A temperatura entre os meses de maio e junho fica em torno de 13ºC à 25ºC. Espero ter ajudado, qualquer dúvida só comentar. Beijos :*

      Curtir

  2. Ola tati. Vou para italia e começaremos nossa viagem por Veneza. Vamos passar 3 dias, porem em um deles iremos à Verona. O que sugere que cortemos da sua sugestao de 3 dias para aproveitarmos os 2 dias inteiros? Lembrando que queremos fazer o passeio de gôndola.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário