Quantos dias passar nos países Europeus?

Na maioria das viagens que fazemos para a Europa traçamos vários destinos, cruzando vários países e cidades. Uma preocupação que aflige muitas pessoas é quantos dias passar em cada lugar.

2 dias é pouco? 5 dias é muito? Um cálculo matemático certeiro de quanto tempo é suficiente para passar em cada lugar não existe.

Depende do estilo de cada viajante. Tem uns que gostam de viver a vida dos nativos de certa região, não se preocupando em conhecer todos os pontos turísticos. Sua maior intenção é ser livre e viver aquela experiência como local, ir a praia sem hora para voltar, pedalar, fazer um picnic em algum parque, etc.

Já outras pessoas já saem com roteiros definidos, querem conhecer o maior número de coisas, destacam como imprescindível a visita aos principais pontos turísticos.

Eu sou um mix dos dois, gosto do trivial, de conhecer pontos famosos, de ir nos museus. Mas adoro sentar em um café e vê a vida passar, ver os costumes e trejeitos dos que moram ali. Conhecer gente nova, ir a baladas e bares que as pessoas que moram naquela cidade frequentam.

Na maioria das vezes na nossa primeira viagem a Europa, queremos incluir o máximo de cidade possíveis no roteiro. Quanto mais melhor, nem que seja para passar 2 dias em cada uma. Mas não se iluda, apesar de parecer curtas as distâncias, todo deslocamento é desgastante, e envolve mais tempo do que a gente acredita.

Recomenda-se passar no mínimo 4 dias nas grandes capitais, como: Roma, Lisboa, Madrid, Berlim, Barcelona, Praga, etc.

Recomenda-se passar no mínimo 6 ou 7 dias para cidade com muitos pontos turísticos, como: Paris e Londres.

Recomenda-se passar no mínimo 3 dias para cidade um pouco menores, como: Amsterdã, Florença, Veneza, Viena, Porto, etc.

Evite passar apenas uma noite, é cansativo e ficamos só com o gostinho de conhecer a cidade. Quanto menos destinos forem escolhidos mais proveito das cidades você vai tirar. Com 4 dias em uma local você passa a ter senso do localização, já começa a conhecer os locais, já está craque nos caminhos, e saberá bem mais daquela cidade do que sabia antes de chegar.

As vezes é inevitável passar apenas uma noite, pois a cidade fica no meio de um destino mais longe. Quando voltamos de Madrid escolhemos um vôo com conexão estendida, passamos uma noite e meio dia em Lisboa. A experiência foi boa, mas cansativa. Irei fazer um post contando essa aventura.

As contas de dias sugeridas acima, não são regras, claro que dá para passar um dia em uma cidade, dois em outra, mas será bastante cansativo e você não terá tempo de aproveitar muita coisa. Com essa conta dá tempo de dormir tranquilo, passear e aproveitar os lugares sem muita pressa, aproveitar uma balada a noite e ter a tranquilidade de acordar mais tarde no outro dia.

Eu passei 4 dias e meio em Paris e tive a impressão que não conheci quase nada! Mesmo tendo ido a vários pontos turísticos, senti que fiz tudo muito rápido. Queria mais uma semana para viver aquilo ali. Sentar nos jardins de Luxemburgo, tomar um vinho, conversar, ver a vida passar por exemplo.

Outro exemplo é a Itália, se você não tem muitos dias de viagem, a Itália é o pais ideal para ficar só ali conhecendo todas aquelas cidades especiais: 4 dias em Roma, 3 dias em Veneza, 3 dias em Milão, 2 dias em Florence, 2 dias em Verona. Já temos 14 dias de roteiros em um só pais.

O ideal é se organizar direitinho e traçar roteiros para cidade ou países próximos, onde você não vá gastar muito tempo em aeroportos ou em estradas. Definir as prioridades de roteiros e deixar um tempinho livre para descasar um pouco, para se perder, caminhar sem rumo, descobrir coisas novas, sair do comum.

*** Fiz o post escutando:

Anúncios

7 comentários sobre “Quantos dias passar nos países Europeus?

  1. Com certeza o tempo depende de cada um, mas se pudermos conhecer o máximo de cada lugar com mais calma ou então sentar em um barzinho e ver a vida passar, como você falou, será muito mais interessante! A troca de experiências, o conhecer gente nova e saber como as pessoas locais vivem e pensam é o que nos faz realmente conhecer o lugar! Parabéns pelo Blog e pelo post! Beijos!
    Fani Amarante

    Curtido por 1 pessoa

  2. Gostei muito do seu blog! Eu sou apaixonada por viagem, porém ainda não pude viajar muito, rs. Esse post é muito interessante, e as dicas são validas demais. Já vivi algumas coisas que você citou neste post, como ficar cansada e não aproveitar direito, rs. Dê mais dicas sobre como se planejas viagens para a Europa e evitar perder tempo, rs 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s