Planejamento de viagens

Como planejar minhas próximas viagens?

Bom! A principio você pode achar chato, perda de tempo. Mas uma viagem planejada fora das agencias de turismo, na maioria das vezes sai bem mais barata do que contratada com essas empresas.

Planejar é traçar roteiros, estudar possibilidades, construir um referencial futuro, através de ações coordenadas e direcionadas a atingir um objetivo.

No nosso caso a tão sonhada viagem. O prazer de planejar suas viagens vem com o tempo, quando você começa a pesquisar a cultura do local, os costumes, os pontos a serem visitados. hoje as possibilidades de conhecer o novo antes mesmo de ir aos lugares são infinitas, a internet nos permite viajar antes da viagem. É interessante chegar nos lugares que você tanto viu pela internet, sentir a diferença do “ao vivo”, das cores, do ar, dos gostos e sabores, é muito bom!

O tempo da viagem depende da sua pretensão em cada local, porém é bom ter em mente o que você quer fazer em cada lugar, quantos dias vou precisar para fazer tudo que eu quero, quanto vou gastar se passar mais dias ou menos dias, etc.

Diversos blogs tratam desse assunto, quantos dias passar em tal local. Para mim sempre foi interessante pesquisar através desse veículo de comunicação.

Um roteiro não é uma lei a ser seguida, não estamos aqui falando de atrações  e passeios fixos. Ao longo da viagem de uma forma ou de outra ele é moldado, mas sempre vai servir como um norte. Seu planejamento de viagem é o seu maior conselheiro, na maioria dos casos o roteiro ajuda a otimizar o tempo e consequentemente ganhamos mais experiências positivas.

Minhas viagens começam a partir do planejamento delas. O ponto de partida inicial é a escolha do local.

O local: Deve ser definido de acordo com sua expectativa de viagens (praia, campo, Brasil, exterior, de casal, sozinho, com turma) e com o dinheiro que você está disposto a investir. O mesmo destino que uma pessoa gasta dois mil reais outra pessoa gasta 10 mil reais. Planejar é preciso para não ser pego desprevenido.

A dica é listar seus locais preferidos, seus sonhos de viagem e escolher o que naquele momento é mais relevante para você e cabe no seu bolso.

As vezes é até interessante juntar mais de um destino, o custo de viagem pode compensar se forem locais próximos. Vôos pelas cia aéreas low cost entre a Europa valem muito a pena. Peguei uma promoção de Paris para Barcelona (só ida) pela Easy Jet por R$ 200,00 o casal. R$ 100,00 R E A I S por pessoa.

Passagens Aéreas: Passagens aéreas devem ser compradas no momento exato, nem muito longe, nem muito perto da data planejada, o ideal é efetuar a compra de passagens nacionais com 25 a 40 dias de distância, para viagens internacionais é aconselhável ter mais cautela e comprar a passagem de 60 a 70 dias antes. Fique de olho nas promoções, vejo muitas promoções internacionais no site melhoresdestinos.com. Quando quero fazer pesquisa de passagens entro em algum site de busca (decolar, viajanet), que fazem a comparação automática dos preços e compro direto no site da companhia aérea.

Viagem de carro: Verificar quantas horas de viagem, se tem postos de gasolina no caminho, se precisa parar para descansar um pouco, aonde parar, qual lugar é seguro, tem hotel/motel/pousada/albergue que posso parar?, onde comer…Toda essas variáveis tem que ser consideradas.

Viagem de ônibus: Verificar quantas horas de viagem, quais os horários dos ônibus de ida e volta, qual a distância da rodoviária para o local onde vai se hospedar.

Se sua viagem passa por vários destinos, o ideal é ter um mapa virtual ou impresso e ir ligando os pontos, a partir daí escolher qual a melhor maneira de se deslocar, contando principalmente com o custo benefício de todas as opções (tempo de deslocamento, conforto, valores, sazonalidade, horários, segurança, eficiência e confiabilidade).

Hospedagem: É recomendado sempre fechar os hotéis antes. Nem sempre essa é a opção mais barata, pessoalmente é mais fácil de conseguir um desconto. Porém, se tem um congresso na cidade ou um evento importante, corre o risco de ficar sem hospedagem e vai ser um transtorno sair de hotel em hotel procurando um lugarzinho.  Deve ser levado em conta a localização, se o ambiente é calmo, fresco, tem higiene, segurança, se vale a pena tomar o café da manhã no hotel?,  ou é melhor economizar nesse ponto? se vai ficar em albergues, pousada ou hotel. Sugiro para pesquisar, o booking.com, ou outro site de busca de hotéis. Antes de fechar com o site é bom dar uma ligadinha para o hotel ou entrar no site para ver se não tem diferença nos preços.

Documentação/Seguro viagem: Pesquisar se o destino precisa de visto para entrar, passaporte ou outras documentações, se é necessário adquirir o seguro viagem (alguns cartões de crédito já vem com esse benefício para o cliente).

Dinheiro para levar: Pesquise o custo de vida do local, se é melhor fazer a troca do dinheiro aqui ou levar real e comprar lá, quando dinheiro vivo levar, quanto usar no cartão, se vai usar cartões pré-pagos, cartão de débito ou de crédito, quais as taxas incluídas em cada opção.

Compre ingressos antecipados e reserve restaurantes se já tem certeza que irá para eles. É difícil definir aqui quanto levar para cada local por que depende muito de cada um. Exemplo: Se vai ficar em hotel caro, se vai ficar em albergue, se vai comer em restaurante ou fast food, se vai andar de taxi, ônibus ou metrô, se vai fazer passeios pagos ou gratuitos. Todas essas questões interferem no custo.

Roteiro: Pesquise, pesquise, pesquise! leia blogs, fórum de viagens, livros, revistas, pergunte aos amigos que já foram. Nessa hora toda informação é válida. Busque opiniões positivas e negativas sobre os locais, sobre as atrações e vá moldando de acordo com o seu perfil.

Segue abaixo modelo de roteiro de viagem feito no Excel, vale salientar que esse é um roteiro fictício, feito sem planejamento, mas que anexei aqui só para vocês terem uma noção de como fazer:

Modelo de roteiro

Preparativos finais: Confira se toda documentação está em ordem, alem das reserva de hotéis, passagens, seguros, dinheiro, cartões. Prepare uma listinha com o que colocar na mala e antes de viajar faça um ckeck-list de tudo que vai levar.

Depois de seguir esses passos é só curtir a viagem!

*** Fiz o post escutando

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s